terça-feira, 12 de maio de 2009

Hemorragias

· Hemorragia arterial – Resulta do rompimento de uma artéria. O sangue é vermelho vivo e sai em jacto, a cada contracção do coração. É uma hemorragia muito abundante e de difícil controlo.
· Hemorragia venosa – Resulta do rompimento de uma veia. O sangue é vermelho escuro e sai de uma forma regular, embora também possa ser abundante. Não sendo tão por uma ferida. Esta hemorragia é de fácil controlo, podendo parar espontaneamente. (são as mais comuns e as que se sofrer quando se faz um raspão ou algo semelhante). dramática como a arterial, poderá ser fatal se não for detectada a tempo. Normalmente é mais fácil de controlar.
· Hemorragia capilar – Ocorre devido à ruptura de minúsculos vasos capilares provocada por uma ferida. Esta hemorragia é de fácil controlo, podendo parar espontaneamente.



Quais os métodos para estancar uma hemorragia?
Existem 3 métodos que permitem o controlo das hemorragias:


· Compressão digital directa




- Comprimir o local com uma compressa esterilizada;








- Se necessário, coloque outras compressas por cima. Se estas ficarem ensopadas em sangue, substitua-as, mas nunca retire as primeiras compressas que colocou (servem como tampão);







- Passe uma ligadura de modo a segurar as compressas e mantenha a pressão.







· Compressão digital à distância



- Consiste na pressão dos pontos de compressão de artérias, isto é, na raiz dos membros, o que levará ao controlo de hemorragias nos territórios irrigados pela artéria em causa, visto impedir a progressão da corrente sanguínea. Assim, existem determinados locais para efectuar os pontos de compressão.





· Garrote
O garrote só deve ser utilizado como último recurso, devido às lesões que provoca nos tecidos. O garrote aplica-se quando todos os outros métodos falharem ou quando existe amputação ou destruição de um membro e a hemorragia se mantém activa. Uma vez aplicado, não deve ser aliviado.
- Não se utiliza material elástico
- Não aliviar o garrote
- Anotar a hora do garrote (H.G. 08H00 – H.G. 20H00)



Existem ainda alguns métodos de auxílio ao estancamento da hemorragia:




· Elevação do membro – A força da gravidade contraria a corrente sanguínea e a manutenção do membro elevado ajuda a parar a hemorragia.




· Imobilização – A imobilização da zona afectada reduz a circulação e facilita os mecanismos de reparação das lesões vasculares, pelo que contribui para a diminuição da hemorragia.




· Aplicações frias – O gelo estimula a vasoconstrição, diminuindo o espaço por onde o sangue circula, diminuindo assim a quantidade de sangue que passa no local da hemorragia.





- O que devemos fazer quando se corta ou arranha ou raspa alguma parte do corpo?



- Apertar o local da ferida com uma compressa ou pano limpo até parar de sangrar




- Lavar (com água corrente) e desinfectar (com betadine solução dérmica – frasco amarelo)










- Colocar um penso